quinta-feira, 23 de maio de 2013

Morador de Osório é acusado de incendiar carro e matar mulher para receber seguro


A história contada pelo corretor de arroz João Luiz Pereira da Silva, 51 anos, parecia verossímil. Após uma pane no Honda Civic da família, ele estaciona o carro no acostamento da ERS-486 (Rota do Sol), em Itati. Silva sai do veículo, abre o capô e começa a analisar o motor. A mulher dele, a dona de casa Maria de Fátima Andrade Silva, 45 anos, orientada pelo marido, assume o volante. Por descuido, ela acelera o carro, que desce uma ribanceira e pega fogo. Maria de Fátima, presa ao cinto de segurança, morre carbonizada.



A morte entraria para as estatísticas de acidente de trânsito não fosse um vídeo, postado na internet, levar a Polícia Civil a investigar o caso, cujo desfecho foi surpreendente. Conforme inquérito policial e a denúncia do Ministério Público, Silva teria incendiado o veículo e matado a mulher para receber R$ 824,1 mil do seguro, segundo informações de Zero Hora.

O episódio ocorreu por volta das 10h do dia 7 de dezembro de 2011. Pela versão de Silva, ele e a mulher viajavam de Osório, onde moravam, para Caxias do Sul, quando o veículo, dirigido por ele, teve uma pane próximo ao km 8 da Rota do Sol.

Cerca de 20 minutos depois, um viajante de Santa Catarina parou no local do acidente e registrou com um celular imagens de labaredas no interior do veículo e o lamento de Silva deitado à beira da estrada.

— Minha esposa faleceu. Tá lá dentro. Não consegui salvar ela. Companheira de 27 anos. A gente estava com a vida boa — contou Silva, chorando.

Em depoimento, Silva sustentou que a mulher foi vítima de acidente. Ele não recebeu o dinheiro das seguradoras e foi indiciado e denunciado à Justiça por homicídio qualificado.

O corretor responde ao caso em liberdade. A instrução do processo, com colete de depoimento de testemunhas, começa em 25 de junho, na Vara Judicial de Terra de Areia.

Vereador Roger Caputi cobra agilidade na marcação de exames em Osório

Sabendo dos fatos o vereador conferiu as informações
A marcação de exames no município vem preocupando os moradores. Muitas pessoas tem procurado o vereador Roger Caputi (PMDB) para solucionar esse problema. Entre um dos relatos o paciente foi informado que o município não realizava o exame e que deveria procurar uma clínica particular. 

Sabendo dos fatos o vereador conferiu as informações e pode constatar que o exame era disponibilizado através de um convênio entre a Prefeitura e o Consórcio Público. A bancada do PP e do PDT se manifestaram na tribuna na Câmara e consideraram o fato como normal. Para o vereador Roger Caputi falta orientação e informação para os pacientes que procuram os serviços prestados pela saúde do município.

“Não podemos admitir que as pessoas demorem 30, 60 dias para conseguir realizar um exame. Tem casos que por falta de informação dos profissionais da saúde a população fica um bom tempo esperando. Essa questão precisa ser revista pela administração municipal”, destacou.

Fonte: Litoral em Movimento

Encontro entre Prefeitura e Brigada Militar decide por ações do BOE e da polícia civil em Arroio do Sal

A Prefeitura de Arroio do Sal vai colocar também um funcionário no centro de monitoramento por câmeras de vigilância



O Prefeito de Arroio do Sal Luciano Pinto da Silva recebeu, na tarde de quarta-feira (22), os comandantes do 2º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas, que atende de Tramandaí a Torres, Tenente-Coronel Paulo Ricardo Garcia da Silveira, e do 3º Pelotão de Arroio do Sal, Tenente Gerson Sadovik, no Centro Administrativo Municipal.

Entre as decisões tomadas, em conjunto, a vinda do Batalhão de Operações Especiais (BOE), para ações de pente fino em todo o município, inclusive em áreas invadidas.

A Prefeitura de Arroio do Sal vai colocar também um funcionário no centro de monitoramento por câmeras de vigilância instalado em Arroio do Sal para liberar os policiais Militares para outras ações. O funcionário é aposentado da Brigada Militar, muito bem preparado e conhecedor do município, já tendo ocupado cargo de comando de batalhão militar.

Para o governador Tarso Genro e o secretário estadual da Segurança Pública, Airton Michels, o prefeito Luciano Pinto encaminhou novamente documentos solicitando providências como o aumento de efetivo das polícias.

Mais dois policiais civis chegam a Arroio do Sal, neste final de semana, para auxiliar do atendimento à comunidade, após contato com o Delegado Regional da Polícia Civil do Litoral Norte, Heraldo Guerreiro.



PMAS

Ex-detento é morto com cinco tiros na cabeça em Imbé

Um homem foi assassinado com cinco tiros, todos na cabeça, nesta noite de quarta-feira (22/05), em Imbé. 

A Brigada Militar foi acionada no Bairro Albatroz, onde segundo populares, um homem estava caído e sangrando muito. Quando a Polícia chegou no local, encontrou Edson Quadros dos Santos (53 anos), com cinco ferimentos na cabeça provocados por disparos de arma de fogo. Ele não resistiu e morreu no local.

A vítima, conhecida como "Alemão", possuía antecedentes criminais e estava com uma faca na cintura.

Não há suspeitos e o crime está sendo investigado.

O assassinato ocorreu por volta dás 21 horas.

Litoral em Movimento


Operação contra o tráfico prende 10 pessoas em Viamão e Capivari do Sul

Conforme o delegado, foram aproximadamente seis meses de investigação


A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta quinta-feira (23/05), a Operação Valente, em Viamão e Capivari do Sul. A operação tem o objetivo de coibir crimes de tráfico de drogas, roubo (inclusive propriedades rurais) e homicídios na região.

Dez pessoas foram presas durante a operação, que foi coordenada pelo delegado Edison Frade e supervisionada pela delegada regional Adriana Regina da Costa. Foram apreendidos dois revólveres com numeração raspada, uma espingarda, uma pistola, munições, uma moto roubada, celulares, dinheiro, pequena quantidade de maconha, além de outros objetos. Cerca de 150 policiais participaram do cumprimento de 21 mandados de busca e apreensão e de seis mandados de prisão.

Segundo o delegado Edison Frade, os criminosos têm relação familiar, entre irmãos e sobrinhos, possuindo ramificação dentro do Presídio Central. Acredita-se que, pelo menos, três homicídios sejam de autoria deste grupo. Conforme o delegado, os criminosos agiam com violência para demonstrar poder, inclusive, expulsando famílias de suas residências para cometerem os delitos. Uma das casas, onde uma família foi expulsa, no bairro Valença, foi queimada pelos integrantes do grupo.

Conforme o delegado, foram aproximadamente seis meses de investigação. Os presos foram encaminhados até a 1ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana, em Gravataí, para os procedimentos de praxe. Após, serão encaminhados ao sistema prisional.


Fonte: 1ª DPRM


Morador de Osório é suspeito de incendiar carro e matar mulher para receber seguro


O caso da osoriense que morreu após o carro em que ela estava ter caído de um barranco e incendiado no KM 8 da Rota do Sal, a altura de Itati, no dia 7 de Dezembro de 2011, pode ter sofrido uma reviravolta. Na oportunidade, faleceu Maria de Fátima Andrade Silva (45 anos). Ela teria assumido a direção do Honda Civic, após o seu marido João Luiz Pereira da Silva (51 anos), ter ido olhar uma suposta pane mecânica. Segundo ele, Maria acelerou e o carro despencou. 

Passados quase dois anos, conforme inquérito policial e denúncia do Ministério Público, o caso não foi um acidente. João Luiz teria incendiado o veículo e matado a mulher para receber R$ 824,1 Mil do seguro.

A Polícia analisou várias vertentes e os relatos dos filhos auxiliaram na investigação. Segundo eles, os pais viviam uma grave crise conjugal e planejam a separação. Nenhum deles sabia da referida viagem (O homem disse que eles viajariam de Osório a Caxias do Sul no dia do incidente), e Maria tinha medo de sair com o então esposo.

Foi solicitada a prisão preventiva de João, mas o pedido foi negado e o suspeito responde ao caso em liberdade. 

No próximo dia 25 de junho, mais testemunhas serão ouvidas.


Relembre a notícia publicada no dia 15 de Dezembro de 2011 aqui no LEM:

A Polícia Civil está investigando as circunstâncias que motivaram à morte de Maria de Fátima na última semana no trecho da Rota do Sol a altura de Itati.

A Produção do site Litoral em Movimento conversou com o Escrivão Ronaldo dos Santos da DP de Terra de Areia que salientou que todas as situações estão sendo analisadas, mas não há nada de concreto.

"Até ser comprovado algo, todos são inocentes", lembrou o escrivão.

Durante os últimos dias, diversos boatos surgiram citando que a morte não foi acidental e sim premeditada, algo que somente a perícia e a necropsia poderão ajudar a decifrar.

O Honda Civic com o casal de Osório acabou caindo em um penhasco após o carro ter tido uma pane mecânica.

João, o marido da vítima, disse que uma fumaça saiu do motor e ele parou para ver o que estava acontecendo. O carro era automático e a mulher teria se atrapalhado ao virar a chave, caindo no barranco.

O carro explodiu, matando Maria.

O vídeo abaixo, enviado pelo internauta Jorge Luiz Pigat Zuchowski e gravado minutos após o acidente, mostra as primeiras palavras do marido da vítima:

Atrações confirmadas da EXPOFEIRA 2013 de Capivari do Sul, que acontecerá nos 04 a 07 de julho

Armandinho, Julian e Juliano e Só Vanerão e The Travellers estão entre os principais shows

Os organizadores da Expofeira 2013, de Capivari do Sul, divulgaram na última semana os principais shows do evento, que acontece de 4 a 7 de julho no Parque Municipal Abrahão Nunes.
Na quinta-feira, dia 4, a animação ficará por conta de Julian e Juliano e Só Vanerão e Estação Fandangueira. Na sexta-feira, será a vez da banda Cavalo de Fogo e Bonde de Vanera. No sábado, dia 6, a atração principal da feira: Armandinho. Além do cantor, a dupla sertaneja Lucas e Felipe também será atração. Para fechar o evento, no domingo, a banda The Travellers e Cesar Moreno.
Todos os shows serão no palco principal.

CRIADA ASSOCIAÇÃO PARA PROTEÇÃO DE ANIMAIS DE RUA EM CIDREIRA


Um grupo de pessoas preocupadas com os animais abandonados e mau tratados de nossa cidade começaram através da rede social Facebook a se organizar, tiveram no dia 19-05 a primeira reunião e hoje no dia 22-05, em nova reunião, ficou decidido a criação de uma Associação que irá chamar-se PEGA BICHO.
Será montado o estatuto e hoje já foi elaborada à ata de criação com aproximadamente 40  assinaturas das pessoas presentes na reunião. A associação tem como metas, a colocação em pratica da lei que cria o canil municipal, bem como criar um posto veterinário, para consultas e castração dos animais comunitários.
O grupo totalmente apartidário tem o desejo de salvar e socorrer os animais comunitários, ou seja, abandonados na nossa praia a própria sorte.
Parabéns a todos os envolvidos e já acredito no sucesso desta associação, que se faz muito necessária em nossa cidade, onde os veranistas abandonam seus cães e gatos que se multiplicam em nossas ruas.
Fonte: Blog do Lobão