quarta-feira, 22 de maio de 2013

Santo Antônio da Patrulha e Rio Grande podem se tornar cidades-irmãs

Caso o projeto seja acatado, serão desenvolvidos pelas duas Cidades programas científicos

As semelhanças culturais e históricas entre Santo Antônio da Patrulha e Rio Grande foram exaltadas pela vereadora Gloria Terra (PTB) em conversa com o coordenador da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Antônio Valente, durante a 5ª Conferência das Cidades.

Os vínculos que unem os dois municípios, fortalecidos com a vinda da Universidade Federal para Santo Antônio, levou a vereadora em conjunto com os colegas Valtair Andrade (PP) e Paulo Telles “Gonha” (PTB) a apresentarem projeto de lei propondo firmar acordo de geminação entre ambas.

Isto significa, segundo Gloria, declarar Santo Antônio da Patrulha e Rio Grande “Cidades-Irmãs no Rio Grande do Sul”, possibilitando, assim, a promoção de programas de cooperação através do desenvolvimento de intercâmbios cultural, social, turístico e econômico.

“Considerar uma cidade como irmã é reconhecer que existem laços, interseções, pontos de aproximação, enfim, entre seus habitantes e isso existe de sobra entre o povo patrulhense e o riograndino”, afirmou a vereadora, enfatizando ainda que nada mais globalizado nos dias atuais do que facilitar e incentivar essas relações.

Caso o projeto seja acatado, serão desenvolvidos pelas duas Cidades programas científicos, sociais, ambientais, culturais, educativos, turísticos, de saúde, esportivos e comerciais. Além disso, o acordo de geminação deverá estabelecer a realização, em cada município, da semana de divulgação da cultura, hábitos, tradições e turismo da Cidade-Irmã.

Fonte: Câmara SAP


Nenhum comentário:

Postar um comentário